Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

FRUTO DO ESPÍRITO: AMOR


Fruto do Espírito Santo: Amor


1- Objetivo: Mostrar as crianças que amar a Deus e às pessoas faz parte do fruto do Espírito na nossa vida, que amar é um dom de Deus. 

2- Quebra-Gelo: Você gosta de dividir o que você tem com as pessoas? Por quê?

3- Versículo para Memorizar: “Jesus mandou: amem uns aos outros como eu amo vocês.” João 15:12

4- Referência Bíblica: I Coríntios 13: 1-8

5-Mensagem: Um dia o Apóstolo Paulo estava ensinando em uma igreja sobre o verdadeiro amor que vem do fruto do Espírito, ele disse que até poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas se ele não tivesse amor, as pessoas não entenderiam nada. Ele disse que poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento do mundo, entender todos os segredos que existem e ter tanta fé que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas se ele não fizesse isso com amor de nada serviria. Ele falou também que poderia dar tudo o que tinha e até mesmo entregar o seu corpo para ser queimado, mas, se não tivesse amor, isso não iria adiantar nada.
Ele explicou que quem ama de verdade é paciente, e bondoso, não é ciumento, nem orgulhoso, nem se sente melhor que os outros, não fica brigando com as pessoas, não é egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas, não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo, nunca desiste de amar as pessoas, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.
O amor é dura para sempre. Ele disse que o amor é o maior presente de Deus. O Apóstolo Paulo queria nos ensinar que quando amamos uns aos outros ficamos mais parecidos com Jesus, que é a pessoa que mais amou neste mundo, amou tanto que deu sua própria vida por todos nós.

6- Aplicação: Devemos aprender que amar as pessoas não é algo natural, não amamos porque sentimos vontade de amar, mas é algo espiritual, nós amamos as pessoas porque Cristo está em nosso coração e através do Fruto do seu Espírito, o dom do amor é que amamos uns aos outros como o Senhor Jesus nos amou, mesmo as pessoas que nós achamos que não são muito legais ou que nos deixam às vezes chateados também devem ser amadas. A Bíblia diz que devemos  amar os nossos inimigos e orar para que eles aceitem a Jesus e mudem suas vidas, sendo boas pessoas.

7- Atividade: Dê para cada crianças uma folha de sulfite e peça a elas que desenhem um coração e coloquem dentro deste coração o nome das pessoas que elas devem amar (todas que elas lembrarem, pessoas boas ou não).









FRUTO DO ESPÍRITO: ALEGRIA


Fruto do Espírito Santo: Alegria

1- Objetivo: Levar a criança a entender que a alegria do Espírito Santo não depende das circunstâncias que vivemos ou das coisas que temos, ela é pra sempre e em todos os momentos.

2- Quebra-Gelo: Quando você pensa em algo alegre o que você lembra ou de quem você lembra?

3- Versículo para Memorizar:“Na presença de Deus existe abundância de Alegria..” Salmos 16:11

4- Referência Bíblica: Gálatas 5:22;  Filipenses 4:10 a 20

5-Mensagem: O Apostolo Paulo visitava muitas igrejas e um dia ele estava longe da Igreja de Filipenses e lembrou-se dela e resolveu escrever uma carta para eles, pois gostava muito deste povo, porque sempre eram muito cuidadosos com ele. Paulo disse em sua carta: Estou com muitas saudades e lembro-me do tempo bom em que estávamos juntos e que vocês me abençoavam muito com tudo o que eu precisava. Não estou dizendo isso porque me sinto abandonado ou porque sinto falta de alguma coisa, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de sentir alegria em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. Mesmo assim agradeço por vocês terem me ajudado nas minhas aflições. Vocês, Filipenses, sabem muito bem que, quando eu vim para Macedônia anunciar o evangelho, a igreja de vocês foi a única que me ajudou. Vocês foram os únicos que participaram dos meus lucros e dos meus prejuízos. Em Tessalônica, mais de uma vez precisei de auxílio, e vocês o enviaram. Não é que eu só pense em receber ajuda. Pelo contrário, quero ver vocês sempre sendo muito abençoados por Deus. Eu sou muito grato por tudo o que vocês me enviaram e que foi mais do que o necessário. E assim Paulo foi terminando sua carta, mostrando que podemos estar alegres mesmo que as coisas estejam difíceis, pois a alegria do Fruto do Espírito Santo que é dom de Deus não depende das circunstâncias que vivemos e sim de dependermos em tudo de Deus. 

6- Aplicação: Paulo passou por muitos momentos difíceis quando pregava a palavra de Deus pois as pessoas perseguiam os  discípulos de  Jesus, eles dependiam da ajuda uns dos outros, mas Paulo sempre estava alegre na presença de Deus, porque sua alegria  vinha do Espírito Santo e não de bens materiais. Nós que temos Jesus em nosso coração podemos também sentir alegria quando cantamos, quando faz sol e podemos brincar com os amigos, quando chove e temos que ficar em casa, quando falamos com Jesus em oração, quando vamos aos cultos. Se estamos alegres em qualquer situação isso mostra que  temos o Fruto do Espírito Santo em nossas vidas.

7- Atividade: Faça um círculo com as crianças e peça para que algumas delas contem uma história que elas lembram, bem alegre e divertida para que todos possam rir juntos.









FRUTO DO ESPÍRITO: BENIGNIDADE

O Fruto do Espírito: Benignidade 
(ser amável)

1- Objetivo: Levar as crianças a verem como Jesus tem sido Benigno, amoroso para conosco, amando-nos mesmo quando pecamos, mesmo quando não obedecemos a sua palavra, Ele está sempre disposto a nos perdoar e a nos dar uma nova chance.

2- Quebra-Gelo: O que você mais gosta na escola e o que menos gosta?  E Por quê?

3- Versículo para Memorizar: “Deem graças ao SENHOR porque ele é bom, e o seu amor dura para sempre.” I Crônicas 16:34

4- Referência Bíblica: Gálatas 5:22; Lucas 6: 27 a 35

5-Mensagem: Nossa história de hoje fala de uma menina que se chama Marta. Um dia ela chegou em casa depois da escola muito brava, falando para sua mãe que estava com muita raiva de uma menino na escola chamado Marquinhos. Sua mãe estranhou muito porque Marta era sempre muito calma, mas naquele momento ela estava muito zangada, então perguntou a ela o que havia acontecido para que ela ficasse assim tão brava. Na hora Martinha respondeu: Mamãe o Marquinhos me chamou de magrela e disse que eu sou feia e chata, manda a diretora mandar ele embora da escola, fala pro pai dele. Ele é muito malvado e bate nos outros e briga com todo mundo. Sua mãe parou, pensou e disse que ela não poderia fazer isso, pois Jesus havia ensinado as pessoas a amarem umas as outras, até mesmo as  pessoas que nós maltratam.  Marta não se conformou e perguntou se Jesus queria mesmo que ela tratasse bem um menino tão malvado como ele.
               Então sua mãe explicou que Jesus ensinou na sua palavra que devemos amar os nossos inimigos. Quando Jesus estava na cruz, agonizando em dor,  as pessoas zombavam dele, Jesus poderia ter feito cair fogo do céu e queimá-los vivos, porque Ele tinha todo o poder para castigá-los se quisesse, mas Ele falou: "Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem." E é isto que devemos fazer: amar, ser benignos e orar pelas pessoas que nos maltratam. Jesus disse que amar as pessoas boas e fácil e para isso não merecemos nenhuma recompensa, mas amar as pessoas que são ruins, isso é um dom do Espírito Santo, o dom da Benignidade, o dom que te ajuda a ser amável com as pessoas. Jesus disse para fazer como Ele que nos amou, mesmo quando nós ainda éramos ruins e pecadores, e se fizermos isso seremos abençoados.
           A mãe de Marta a chamou para orarem juntas para Deus colocar amor no coração dela para que ela perdoasse o Marquinhos e  pudesse mostrar a ele, de alguma maneira, que o amava e se importava com ele, ajudando-o numa lição ou trabalho da escola, perguntando sobre a sua família e orando a Deus para que cuidasse dele e de sua família. Depois disso Marta disse que não estava mais brava e que iria orar todos os dias pelo Marquinhos.
6- Aplicação: Muitas vezes nós achamos que estamos agradando a Jesus porque amamos as pessoas que nos amam, e lógico que isso agrada a Jesus, mas o que agrada mais a Ele é quando amamos as pessoas que não nos amam. Foi isso que Jesus fez por nós, nos amou mesmo quando nós não o amávamos,  e às vezes até falávamos mal dele e o entristecíamos com os nossos pecados. 

7- Atividade: Pegue uma folha de papel cartão verde e uma marrom, cola branca e três folhas de sulfite, leve o desenho de um tronco feito no papel cartão marrom,já recortado,  depois peça para as crianças desenharem uma das mãos no papel cartão verde e recortarem e escreverem no centro da mão o nome de uma criança que seja muito bagunceira ou até mesmo malvada, para que orem por elas, cole as folhas brancas no tronco da árvore e cole em cima as mãos das crianças formando a copa da árvore de Oração.






O FRUTO DO ESPÍRITO: BONDADE

O Fruto do Espírito: Bondade


1- Objetivo: As crianças devem entender que para sermos bondosos com as pessoas como a Bíblia ensina, devemos buscar o dom do Espírito Santo, abrir mão da nossa própria vontade para cuidar de outras pessoas. 

2- Quebra-Gelo: Você já deixou de fazer algo que você queria para cuidar de alguém? O que você fez?

3- Versículo para Memorizar: “Quem é bondoso e correto terá uma vida longa e será tratado com respeito e justiça”. Provérbios 21:21

4- Referência Bíblica: Gálatas 5:22; Rute 1

5-Mensagem: Quando penso em bondade lembro-me de uma jovem da Bíblia, seu nome era Rute, ela casou-se com um rapaz judeu que havia mudado para a sua cidade, a cidade de Moabe. Este rapaz era um dos filhos de Elimeleque e Noemi. Elimeleque havia morrido e Noemi ficou só com seus dois filhos e suas duas noras, passado quase dez anos que Elimeleque morreu, seus dois filhos morreram também e Noemi ficou sozinha com suas duas noras, Rute e Orfã. Então Noemi tomou uma decisão de voltar para Belém, sua cidade, onde moravam seus parentes e falou para suas duas noras voltarem para a casa dos seus pais e se casarem de novo, porque ela já estava velha e não tinha como cuidar delas. Noemi não queria que elas passassem nenhuma necessidade junto com ela. Suas duas noras começaram a chorar, porque não queriam deixar Noemi sozinha, pois a amavam muito. Mas ela insistiu que as duas voltassem para a casa de seus pais, e Orfã então obedeceu e se despediu de Noemi e voltou para a casa de seus pais, mas Rute disse assim para Noemi: Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus.Como Noemi viu que Rute estava mesmo resolvida a ir com ela, não disse mais nada. Rute fez isso porque amava muito Noemi e queria cuidar dela até o fim da vida dela, mesmo sabendo que podia passar fome e frio junto de Noemi, ela foi bondosa com sua sogra, não pensou nela mesma e sim em Noemi, por este motivo Deus abençoou Rute e ela casou-se com Boaz um homem bondoso e rico que cuidou dela e de Noemi. A palavra de Deus diz que a bondade é um dom do fruto do Espírito, pois temos que negar a nós mesmos para sermos bondosos com as pessoas, pois às vezes teremos que abrir mão do nosso conforto e dividir o que nós temos com os outros.
6- Aplicação: O Pecado faz com que as pessoas só pensem nelas mesmas e se esqueçam das necessidades dos outros, mas o Espírito Santo nos ensina a sermos bondosos uns com os outros, cuidando, amando, protegendo, dividindo o que temos, fazendo o bem a todas as pessoas, como o Senhor Jesus fez conosco, que não pensou em si mesmo, mas nos amou até a morte.
7- Atividade: O líder vai dar uma bexiga e um palito de dente para cada criança, peça para as crianças encherem a bexiga, então diga que cada um terá que proteger a sua bexiga para o outro não estourar-la e quando todas ou quase todas as bexigas estiverem estouradas, diga a eles que se  tivessem se unido para proteger um a bexiga do outro ao invés de estourá-las, todos teriam suas bexigas. Que quando nos preocupamos em ajudar os outros, ajudamos a nós mesmos também, este é o resultado da bondade.









FRUTO DO ESPÍRITO: DOMÍNIO PRÓPRIO

Fruto do Espírito: Domínio Próprio


1- Objetivo: Levar as crianças a entender que elas têm total controle sobre os seus desejos.

2- Quebra-Gelo: Qual é a sua comida preferida?

3- Versículo para Memorizar: “Eu posso fazer tudo o que quero, mas nem tudo é bom para mim. I Coríntios 6:12

4- Referência Bíblica: Gálatas 5:22; Daniel 1: 5-20

5-Mensagem: Daniel e seus amigos foram levados junto com o povo de Israel, como escravos para a Babilônia. O rei Nabucodonosor mandou separar os jovens fortes e inteligentes para viverem no palácio real. Ele determinou a comida que eles deveriam comer de cada dia, os manjares e vinhos que deveriam comer e beber, para ficarem mais forte e saudável por dois anos. Mas Daniel pôs no seu coração, não se contaminar com as comidas do rei, nem com o vinho. Daniel pediu ao guarda que ele e seus amigos não comessem a comida do rei, mas fizessem um teste por 10 dias, comendo apenas legumes e tomando água. O guarda não queria no começo, mas depois aceitou fazer o teste.  No final dos 10 dias, Daniel e seus amigos estavam mais fortes e saudáveis do que os outros. O guarda ficou muito feliz com o resultado e deixou que eles continuassem com legumes e água. E Deus os abençoou com muita sabedoria e força. Daniel e seus amigos no final de dois anos eram os mais sábios e saudáveis de toda a Babilônia. Os outros que comeram as guloseimas do rei estavam mais fracos.
6- Aplicação: Daniel e seus amigos não aceitaram comer a comida do rei, ainda que fossem muito deliciosas, eles escolheram comer alimentos que fossem saudáveis para o seu corpo.  Nós também devemos ter cuidado com a nossa alimentação, evitar comer muito doce, salgadinhos e refrigerante. Mas o Senhor nos manda ter controle sobre todos os nossos desejos, não só o de comer, como também na hora de assistir televisão, não podemos ficar o dia todo assistindo televisão, ou no vídeo game,  ainda que a gente goste, porque não faz bem para a nossa mente, nem para o nosso corpo. E há outras coisas que não podemos de forma alguma aceitar em nosso corpo e nunca experimentar que são: bebida alcoólica e drogas, porque isso leva a destruição do nosso corpo, leva à morte!
(Ore com as crianças pedindo a Deus que eles possam ter Domínio Próprio em tudo que fizerem: na hora das refeições, jogos, televisão e brincadeiras, etc.)

7- Atividade: Levar figuras de alimentos e pedir que eles montem um quadro dividindo em duas partes: alimentos que devo comer sempre porque são saudáveis e alimentos que devo comer de vez em quando, para que não me façam mal. Discutir sobre hábitos alimentares saudáveis e vícios, lembrando que a gula também é pecado.









FRUTO DO ESPÍRITO: FIDELIDADE

O Fruto do Espírito: Fidelidade


1- Objetivo: Levar a criança a entender que devemos obedecer à palavra de Deus com fidelidade, o que significa obedecer tudo o que Deus mandou sem reclamar.

2- Quebra-Gelo: Onde é mais difícil obedecer? Na escola, em casa, na célula? Por quê?

3- Versículo para Memorizar: Cumpram com fidelidade os seus deveres para com Deus Eu escolhi o caminho da fidelidade e tenho dado atenção às tuas ordens. (Salmos 119:30)

4- Referência Bíblica: Gálatas 5:22; Lucas 12: 40 ao 47

5-Mensagem: João e Felipe estavam conversando na escola quando encontraram Pedrinho e perguntaram pra ele por que ele não tinha ido à igreja no domingo, ele logo respondeu: - Não estava com vontade, só vou quando eu quero. João olhou sério para ele e disse:  - Devemos ser fieis a Deus com nosso tempo, pois quando Jesus voltar quer nos ver obedecendo a sua palavra e Pedrinho disse – Vai demorar pra Jesus voltar. João contou pra ele que na Bíblia tem uma historia de um homem chamado Pedro, como ele, que perguntou a Jesus quando deveriam estar preparados para a volta de Jesus? O Senhor Jesus respondeu com uma parábola que dizia assim: — Quem é, então, o empregado fiel e inteligente? É aquele que o patrão encarrega de tomar conta da casa e de dar comida na hora certa aos outros empregados. Feliz aquele empregado que estiver fazendo isso quando o patrão chegar! Eu afirmo a vocês que, de fato, o patrão vai colocá-lo como encarregado de toda a sua propriedade. Mas imaginem o que acontecerá se aquele empregado pensar que o seu patrão está demorando muito para voltar. E imaginem que esse empregado comece a bater-nos outros empregados e empregadas e a comer e a beber até ficar bêbado. Então o patrão voltará no dia em que o empregado menos espera e na hora que ele não sabe. Aí o patrão punirá o empregado e o condenará a ir para o lugar aonde os desobedientes vão. — O empregado que sabe qual é a vontade do patrão, mas não se prepara e não faz o que ele quer, será castigado com muitas chicotadas. Então João disse: assim somos nós que sabemos que devemos estar na casa do Senhor aprendendo da sua palavra e deixamos de ir pra fazer a nossa vontade, seremos como o servo tolo. Pedrinho disse que nunca mais faltaria na igreja, pois queria ser fiel a Jesus para estar preparado quando ele voltar. João disse para ele “muito bem isso é ser um servo fiel e inteligente.

6- Aplicação: Muitas crianças têm preguiça de ir à igreja com seus pais e só vão quando querem brincar ou correr no estacionamento da igreja, a Bíblia diz que são servos infiéis e que Jesus vai castigá-los quando voltar, mas todo aquele que Jesus encontrar indo a igreja para adorá-lo e obedecendo a sua palavra,  será considerado um servo bom. (líder ore com as crianças pedindo a Deus que os torne servos fieis a Jesus)

7-Atividade: Faça um teatro encenando a história do empregado fiel e do empregado desobediente, para fixar a lição na mente das crianças









FRUTO DO ESPÍRITO: MANSIDÃO

Fruto do Espírito: Mansidão

1- Objetivo: Levar a criança a entender que sempre e melhor sermos mansos, não revidarmos, sermos educados e respeitosos, mesmo com as pessoas que nos tratam mal, porque isso agrada a Deus.

2- Quebra-Gelo: Alguém já riu de você porque você vai à célula ou na Igreja ou chamou você de crentinho? O que você fez?

3- Versículo para Memorizar: Bem aventurados os mansos de coração, porque eles herdarão a terra." Mt 5:5

4- Referência Bíblica: Gálatas 5: 22; Gênesis 13:1-17

5-Mensagem: Abrão saiu do Egito com a sua mulher e com tudo o que tinha e foi para o sul de Canaã. E Ló, o seu sobrinho, foi com ele. Abrão era muito rico; tinha gado, prata e ouro. Ele foi de um lugar para outro até chegar à cidade de Betel; e dali foi para o lugar que fica entre Betel e Ai, onde já havia acampado antes.  Abrão chegou ao altar que ele havia construído e adorou a Deus, o SENHOR. Ló, que ia com Abrão, também levava ovelhas, cabras, gado, empregados e a sua família.  Não havia pastos que dessem para os dois ficarem juntos, pois eles tinham muitos animais. Por isso os homens que cuidavam dos animais de Abrão brigavam com os que tomavam conta dos animais de Ló. Um dia Abrão disse a Ló: — Nós somos parentes chegados, e não é bom que a gente fique brigando, nem que os meus empregados briguem com os seus. Vamos nos separar. Escolha! A terra está aí, toda ela. Se você for para a esquerda, eu irei para a direita; se você for para a direita, eu irei para a esquerda. Ló olhou em volta e viu que o vale do Jordão, até chegar à cidade de Zoar, tinha bastante água. Era como o Jardim do SENHOR ou como a terra do Egito. O vale era assim antes de o SENHOR haver destruído as cidades de Sodoma e de Gomorra. Ló escolheu todo o vale do Jordão e foi na direção leste. E assim os dois se separaram. Abrão ficou na terra de Canaã, e Ló foi morar nas cidades do vale. Ló foi acampando até chegar a Sodoma, onde vivia uma gente má, que cometia pecados horríveis contra o SENHOR. Depois que Ló foi embora, o SENHOR Deus disse a Abrão: — De onde você está, olhe bem para o norte e para o sul, para o leste e para o oeste. Eu vou dar a você e aos seus descendentes, para sempre, toda a terra que você está vendo. Farei com que os seus descendentes sejam tantos como o pó da terra. Assim como ninguém pode contar os grãozinhos de pó, assim também não será possível contar os seus descendentes.
Agora vá e ande por esta terra, de norte a sul e de leste a oeste, pois eu a darei a você. Assim, Abrão desarmou o seu acampamento e foi morar perto das árvores sagradas de Manre, na cidade de Hebrom. E ali Abrão construiu um altar para Deus, o SENHOR.

6- Aplicação: No Antigo Testamento Abraão é um retrato de mansidão. Quando seus pastores e os de seu sobrinho Ló, desentenderam-se na disputa pelas melhores pastagens para os rebanhos, ele sugere, para não haver brigas, separar-se de Ló e dá a oportunidade para o seu sobrinho de escolher um novo lugar para morar. Abraão não murmurou, não reclamou de seu sobrinho, simplesmente foi habitar na terra de Canaã. Isso é mansidão. Abraão, sem saber, foi para a terra que Deus lhe daria por herança, "terra que mana leite e mel”.
Como podemos ser mansos? Não reclamar do que não temos, mas confiar em Deus que cuida de nós. Não xingar os outros que nos tratam mal, mas orar para que Jesus mude a vida deles.  Não ficar nervoso quando acontece algo ruim, mas orar para que Deus nos ajude a resolver os problemas. A mansidão traz bênçãos de Deus para as nossas vidas. Somos felizes quando praticamos a mansidão. (Líder ore com as crianças pedindo que Deus as ajude a serem mansas).

7- Atividade: Faça 2 grupos de crianças, dê uma folha de sulfite para cada grupo e peça que elas escrevam situações onde elas podem ser mansas, o grupo que tiver, mas situações ganha. Ex: não vou bater em quem me bate, mas vou falar de Jesus e orar por ela.









O FRUTO DO ESPÍRITO: LONGANIMIDADE (PACIÊNCIA)

 O Fruto do Espírito: Longanimidade
(paciência)
1- Objetivo: Levar a criança a entender que quando confiamos no Senhor Jesus devemos esperar pacientemente (Longanimidade) pela sua resposta aos nossos pedidos,  que a paciência é uma virtude que o Espírito Santo nos dá.

 2- Quebra-Gelo: Conte algo que você realmente esperou com paciência no Senhor Jesus.

3- Versículo para Memorizar:  “Vocês também precisam ter paciência. Não desanimem, pois o Senhor virá logo." Tiago 5:8

4- Referência Bíblica: Gálatas 5:22; Lucas 8:41 a 56

5-Mensagem: Todos nós temos uma necessidade, algo que estamos precisando que Deus faça para nós, mas, às vezes, a resposta de Deus demora e temos que ter  paciência. Na Bíblia há muitos  exemplos de pessoas que conseguiram ajuda de Deus porque foram pacientes, como por exemplo, a história de Jairo, ele era um líder muito importante na sinagoga, mas sua única filha estava morrendo, então ele ouviu falar que um homem chamado Jesus estava curando muitas  pessoas, no mesmo momento ele saiu de sua casa a procura de Jesus e quando o encontrou jogou-se aos seus pés e pediu com muita insistência que Ele fosse até a sua casa para curar a sua filha que estava morrendo. Jesus concordou e o acompanhou. Mas a multidão se apertava ao redor de Jesus e de repente Ele parou e disse que alguém o havia tocado, acredito que Jairo neste momento não queria que Jesus parasse, sua filha estava morrendo em casa, mas ele esperou com paciência. Então Jesus chamou uma mulher que também estava muito doente e tinha tocado Nele pedindo ajuda, conversou um pouco com ela e a curou. Jairo estava esperando Jesus quando um dos seus empregados veio avisá-lo que sua filha tinha morrido, para que ele não incomodasse mais o Mestre. Mas Jesus ouvindo isso disse: “Não tenha medo, tenha fé, sua filha vai ficar boa”; e Jesus foi com Jairo até a sua casa e quando chegou lá ninguém acreditava que Jesus podia salvar a filha de Jairo, pois ela já estava morta. Jairo não reclamou, não murmurou ele esperou pacientemente por um milagre e Jesus ressuscitou a filha de Jairo. Aleluia. Paciência é parte do fruto do Espírito nas nossas vidas e significa: Longanimidade, firmeza de ânimo; coragem; longo ânimo. Por isso, quem não tem paciência, desiste no meio do caminho e sai perdendo, mas quem pacientemente espera no Senhor Jesus recebe a vitória.

6- Aplicação: Quando estamos muito ansiosos para que aconteça algo que precisamos ou queremos muito é difícil ter  paciência, e  muitas vezes desistimos de esperar pelo Senhor e perdemos a nossa fé,  ou queremos fazer nós mesmos do nosso jeito e pulamos na frente de Jesus e acabamos perdendo a nossa benção. Quando nos rendemos a Deus, o Espírito Santo nos torna capazes de aceitar os problemas ou sofrimentos até por um longo período de tempo.

7- Atividade: Leve um ovo (cru). Pedir a algumas crianças que tentem colocar o ovo em pé. Discutir os resultados com o grupo. É necessário ter muita paciência para equilibrar o ovo. Da mesma maneira, na nossa vida para alcançarmos os objetivos precisamos ter paciência (longanimidade).