Páginas

domingo, 3 de março de 2013

LIÇÃO 1 A ÚLTIMA CEIA (Mateus 26.17-30)



Dinâmica : Fale para as crianças que hoje elas ajudarão a preparar um jantar especial com vocês. Divida em grupos conforme a turma e dê para as crianças mais responsáveis os ingredientes de uma receita e cada pequeno grupo irá preparar uma receita de pão e cada criança faz um pãozinho e leva no final do Culto Infantil, pois dá tempo para assar. 
Receita de pão de minuto:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de leite
4 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 gema para pincelar
30 minutos - 10 porções

Modo de Fazer Em uma tigela misture os secos (farinha, açúcar, sal e fermento). Acrescente o leite, os ovos e a manteiga. Misture bem a massa e dê o ponto até que a massa desgrude das mãos e fique em ponto de enrolar. Se necessário, adicione mais farinha. Faça bolinhas e pincele com gema. Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio pré-aquecido para assar.

Se preferir faça essa dinâmica com massa de modelar e fale para eles prepararem pratos com a massinha para um jantar especial.
Receita de massinha caseira:
Material:
4 xícaras de farinha de trigo,
1 xícara de sal, 
1 e meia xícara de água, 
1 colher de (chá) de óleo
Confecção:
Numa tigela, misturar todos os ingredientes, amassar bem até ficar boa para modelar. Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.
Atenção: Esta receita não precisa ir ao fogo. Não seca ao sol, mas você pode colocar as  peças modeladas numa forma e pedir para um adulto colocar em forno brando para assar.  Depois de assadas, é só pintar com tinta para artesanato ou tinta preparada por você através de nossas receitas. 

HISTÓRIA:
Faça uma mesa bem bonita, com vários copos de suco de uva e pão bem fresquinho. Diga que vocês hoje vão ter um jantar especial, como Jesus teve com seus amigos. Então fale que vamos contar nos próximos finais de semana, como foram os últimos dias de Jesus.
Nesses últimos dias Jesus e seus discípulos fizeram um jantar muito especial com os discípulos, esse jantar foi a última ceia. O que é uma ceia? (veja a resposta das crianças e então explique). Jesus chamou seus discípulos, Pedro e João e lhes deu a seguinte ordem: — Vão e preparem para nós o jantar da Páscoa. Mas eles perguntaram a Jesus: — Onde o Senhor quer que a gente prepare esta ceia?
Jesus respondeu: — Escutem! Quando entrarem na cidade, um homem carregando um pote de água vai se encontrar com vocês. Sigam esse homem até a casa onde ele entrar e digam ao dono dela: “O Mestre mandou perguntar a você onde fica a sala em que ele e os seus discípulos vão comer o jantar da Páscoa.” Então ele mostrará a vocês uma grande sala mobiliada, no andar de cima. Preparem ali o jantar. Os dois discípulos foram até a cidade e encontraram tudo como Jesus tinha dito. Então prepararam o jantar da Páscoa. Quando anoiteceu, Jesus chegou com os doze discípulos. Ele e seus discípulos se assentaram à mesa.
Durante o jantar Jesus disse: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: um de vocês vai me trair. Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a perguntar: — O senhor não está achando que sou eu; está?
Jesus respondeu: — Quem vai me trair é aquele que come no mesmo prato que eu. Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e o deu aos discípulos, dizendo: — Peguem e comam; isto é o meu corpo.
Em seguida, pegou o cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depois passou o cálice aos discípulos, dizendo: — Bebam todos vocês porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados, o sangue que garante a aliança feita por Deus com o seu povo. Jesus sabia de tudo o que ia acontecer, e com a ceia Ele explicou de uma forma bem clara sobre o significado de Sua morte. Durante a ceia, algo muito triste aconteceu. Após comer o pão, o discípulo que Judas Iscariotes saiu para trair Jesus. Depois da ceia, Jesus e seus discípulos cantaram louvores e saíram para o Monte das Oliveiras. E lá, os guardas prenderam Jesus, porque Judas o entregou para os judeus que odiavam Jesus.
CONCLUSÃO  Por essa razão temos o culto de Santa Ceia. Ela nos lembra do que Jesus fez por nós na cruz. O corpo de Jesus foi ferido na cruz como o pão foi partido, e Seu sangue foi derramado pelos nossos pecados, como o vinho. Por isso fazemos a ceia na igreja, você quer fazer parte desse momento especial? (Convide as crianças que quiserem a pegar um copo de suco e um pedaço de pão, que elas possam comer e beber também)
ATIVIDADES
(Enquanto assam os pãezinhos...)










FONTE: INTERNET

12 comentários:

  1. Obrigada pelas sugestões das atividades.

    ResponderExcluir