Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO

DEUS LIVRA DO FOGO (Daniel 3) 
INTRODUÇÃO 
Na história de hoje, Daniel não vai aparecer, somente os seus três amigos. Vocês se lembram dos nomes deles? (Ananias - Sadraque, Misael - Mesaque e Azarias - Abede-Nego.)
Eles agora vão enfrentar uma situação pior do que antes. Será que vão conseguir sair dessa, também? Prestem bastante atenção!

DESENVOLVIMENTO
O rei Nabucodonosor mandou fazer uma estátua bem grande, de ouro e a colocou num lugar de destaque.
Depois, mandou que seus mensageiros avisassem aos principais líderes da Babilônia, dizendo que todos deveriam se ajoelhar perante a estátua quando ouvissem o som dos instrumentos musicais. Então, os mensageiros gritaram bem alto:
—Quem não obedecer a esta ordem do rei será lançado numa fornalha acesa.
Logo que os instrumentos começaram a tocar, todos que estavam ali se ajoelharam diante da estátua. Crianças, vocês já sabem que não podemos adorar imagens. Os judeus estavam adorando outros deuses, por isso foram levados para a Babilônia...
A ordem do rei foi bem clara e todos deveriam obedecer. Mas, parece que alguém desobedeceu a esta ordem. Quem será?
Alguns dos sábios viram que três pessoas não se ajoelharam e nem adoraram a estátua. Então, foram contar tudo ao rei.
Eles disseram:
—O senhor deu uma ordem: Quando ouvirem o som dos instrumentos musicais, todos devem se ajoelhar e adorar a estátua. Muito bem! Os três judeus: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não prestaram culto aos deuses e nem adoraram a estátua de ouro”.
Ao ouvir isso, Nabucodonosor ficou furioso e mandou chamar os amigos de Daniel, e lhes disse:
—Se não adorarem a estátua agora, vocês serão jogados na fornalha de fogo e eu quero ver qual o deus que os livrará?
Os amigos de Daniel estavam em apuros. Chegou à hora de mostrar se amavam a Deus de verdade.
Eles deram uma resposta muito corajosa para o rei dizendo:
—Se o nosso Deus a quem adoramos quiser, Ele poderá nos livrar da fornalha, e nos livrar do seu poder, ó rei. E mesmo que o nosso Deus não nos salve, o senhor pode ficar sabendo que não prestaremos culto ao seu deus nem adoraremos a estátua de ouro que o senhor mandou fazer.
Crianças, aqueles rapazes estavam dispostos a morrer por amor a Deus e a obedecer os Seus mandamentos. Vamos ver o que aconteceu com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego?
O rei ficou com tanta raiva dos rapazes que seu rosto chegou a avermelhar. Então, mandou esquentar a fornalha sete vezes mais do que o de costume, isto é, colocar mais lenha e fazer um fogo bem mais forte. Muita gente estava ali para ver o que ia acontecer.
E agora? Vocês acham que os amigos de Daniel vão voltar atrás? Será que se os instrumentos tocarem mais uma vez, eles vão se ajoelhar diante da imagem?
Não! Nada fez com que eles mudassem de idéia. Eram realmente obedientes a Deus.
Eles foram amarrados e jogados na fornalha. As chamas estavam tão altas que os soldados que os jogaram morreram queimados. Será qual era o fim para aqueles rapazes?
Quando todos pensavam que eles haviam morrido, o rei olhando para a fornalha, ficou espantado e disse:
—Não foram três homens que amarramos e jogamos na fornalha ?
“Sim senhor. – responderam.
O rei continuou
—Como é então que estou vendo quatro homens passeando, soltos na fornalha?.E o quarto homem parece um filho dos deuses”.
Que coisa maravilhosa! A Bíblia diz que era o próprio Jesus, o Filho de Deus, que estava ali dentro da fornalha.
Então, o rei gritou:
—Sadraque, Mesaque, Abede-Nego, servos do Deus Poderoso, saiam daí e venham para fora”.
Eles saíram da fornalha e todas as autoridades que estavam presentes viram que os jovens não sofreram nenhuma queimadura, nem as roupas e nem os cabelos tinham cheiro de fumaça.
Vamos ler Hebreus 11.33,34, que diz: “Os quais pela fé,... apagaram a força do fogo,...”
O rei Nabucodonosor reconheceu a coragem daqueles jovens em terem desobedecido as suas ordens e escolhido morrer a adorarem outros deuses. Ele reconheceu, também, que não há outro deus tão poderoso quanto o Deus Verdadeiro. Por isso, deu uma ordem para todos: “Quem falar mal do Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego será morto e sua casa será destruída”
Depois disso, os três amigos receberam cargos ainda mais importantes na Babilônia.

CONCLUSÃO
Viram o quanto o nosso Deus é poderoso? Por isso, você deve obedecê-lo e amá-lo de todo coração. É Ele quem cuida de você, quando você se sente sozinho. É Ele quem lhe cura, quando você está doente. É Ele quem o livra, quando você está em apuros.















(IMAGENS DA INTERNET)

Um comentário: